quinta-feira, 15 de março de 2007

Café ao por-do-sol...

Sentado na minha cadeira, aprecio o fim do dia. Vivemos na (in)certeza de contarmos com um amanhã garantido desde ontem...será que assim deve ser?
É curioso pensar nisto, até porque é frequente ouvir posições discordantes...quando chegamos às questões sobre o modo correcto de encarar a vida, uns batem-se pela máxima carpe diem, outros preferem planear, prevenindo o que para qualquer comum mortal é racional e conscientemente imprevisível.
Ora, aqui me encontro, frente ao por-do-sol, vislumbrando este diurno companheiro a esgueirar-se pela rectidão do horizonte, levando consigo o calor e abrindo caminha para uma brisa (inicialmente) ligeira, que ainda assim me faz vestir a camisola.
Penso para comigo como o mundo é surpreendente e como nada, no seu essencial, se pode prever. A alegria de uns, tanto pode ser apenas deles como de todo o mundo. Quero acreditar que todos temos muito a dar uns aos outros e que o quotidiano por-do-sol apenas anuncia um subsequente nascer do sol ainda mais positivo e mais aconchegante, não em especial para mim, mas para todos. Assim certamente se reflectirá em mim, com a externalidade positiva de encontrar, junto ao meu, inúmeros sorrisos mais.
Estou em crer que um «mundo de sorrisos», ainda que algo utópico e esteticamente imaturo, é um bom objectivo.
E aqui estou, olhando para a xícara do café, absorvendo lentamente a adrenalina, pensando em tudo e em nada... Deverei planear mais, planear menos, não planear?
Muito pouco na (minha) é certo...acabo por decidir esquecer-me de mim e dedicar-me apenas a esta perfeição distante...
O dia de hoje foi, em definitivo, reservado para um Elogio aos Amigos...penso em vocês, na presença espectacular que todos têm na minha vida e em como cada um por si, mas todos no conjunto, tanto me dão!
Também a minha vida é actualmente um "por-do-sol", já que há um ciclo a fechar-se devagar mas visivelmente. Vocês são uma certeza, que me acompanhará garantidamente no próximo passo. São a minha "linha do horizonte"...
Fico-me por aqui...deixem o dia adormecer e levantar-me-ei do café, levando comigo tantas lembranças quantas recordei nestes minutos de paz.

1 comentário:

Meghy disse...

oh francisco... se soubesses como me é "avessa" a ideia de planear... quando estou feliz deixo os meus dias correrem... um atras do outro... quando fico deprimida, normalmente é devido a planos... porque nao vou arranjar ninguem para mim, porque nao vou ter amigos... porque isto, porque aquilo... e sabes disso... sabes como planos de pessoas podem ser fatais nas relaçoes humanas.............
quanto ao por do sol... a noite nao é tambem uma altura tao bonita? é quando a noite cai que os corpos se cruzam... beijinho