quarta-feira, 2 de abril de 2008

"Autista, quem...? Eu?", Ana Martins

Uma verdadeira incursão pelo mundo do autismo. Ou por um dos mundos do autismo... Porque tem vários... o lema "Todos diferentes, todos iguais" no seu expoente máximo... Um livro que vale a pena. Que vale realmente a pena. Uma visita a um mundo desconhecido para quase todos nós, feita pela melhor das guias... Onde ao mesmo tempo que "sonhamos", tomamos contacto com a realidade...
Revivi "A Outra Margem", de Luís Filipe Rocha... A alegria de viver, a força, a energia positiva do Xico, levaram-me atá ao Vasco [Tomás Almeida] e a tudo o que transmitiu ao tio, desencantado da vida, após a morte do namorado.
Obrigada a estes autores por mostrarem o lado de lá. Por ajudarem a perceber que, ao contrário do sentimento geral, não é necessariamente mau viver e conviver com estas pessoas, mas pelo contrário... há que aproveitar a oportunidade tremenda que é, tendo a conta a sensibilidade extrema dessas pessoas...
"Quere-le" dar os Parabéns...

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Meghy,
Não sabendo quem é, presumo que seja "minha leitora". É com enorme prazer que leio o que escreve sobre o meu livro, mais, tê-lo feito a 2 de Abril, DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO (World Autism Awareness Day)

No dia 18/12/2007 as Nações Unidas aprovaram uma resolução instituindo o dia 2 de Abril como o DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO, data oficial para ser celebrada anualmente pelas Nações Unidas.

Em nome da Federação Portuguesa de Autismo, de que sou federada, aproveito para pedir a colaboração de todas as pessoas, das organizações estatais e não governamentais para celebrar este dia de modo a consciencializar o público em geral e as comunidades para o problema das pessoas com autismo e de suas famílias.

À Meghy... eu "quere-le" dizer obrigada e que "fiquei feliz na minha barriga" :o)

Um abraço,
Ana Martins

Maria disse...

:)
Já tinha lido o livro há algum tempo, descobri-o numa livraria, acho que nos Olivais. Cá em casa, leu-o também a minha mãe e a minha irmã.
É bom mostrar o dia-a-dia destes miúdos especiais, principalmente para quem não conhece.

Tu não imaginas a quantidade de vezes que dou por mim a rir e a sorrir com as coisas que os meninos autistas lá da escola fazem. E tu...foste para o curso errado! =P

(e não, ainda não tinha visto o teu post, estive sem internet uns dias)