quinta-feira, 5 de julho de 2007

O casamento dos nossos avós...

Li num blog de uma amiga um post sobre o aniversário de casamento dos avós... 57 anos... sem dúvida uma quantidade de anos impressionante...
Dei por mim a pensar nessa bela instituiçao... o casamento... como é público... nunca foi coisa que me passasse pela cabeça... ok ok, talvez ultimamente - provavelmente quando conhecemos alguem que pode ser a pessoa certa, mudamos um bocadinho de ideias... - tenha pensado na eventualidade de isso acontecer um dia... mas nao fujamos ao assunto... o casamento... se um dia casar, é para toda a vida... (ok... um dos muitos motivos porque nao tenho bem claro que algum dia me case :P )... e para dar esse passo com alguem... tenho que ter a certeza que essa pessoa está na mesma "onda" que eu... que existe confiança, compreensao, respeito... partes integrantes do amor...
Voltemos agora aos velhotes, que agora celebram 50, 60, 70 anos... uma vida de facto... agora já nao se vê... e porquê? Será que o povo decidiu banalizar o divórcio??? Ou será que agora as pessoas já não toleram aquilo que se tolerava antigamente... agora o ter um amante, o bater na mulher ou no marido, o facto de ser possível o divórcio são factos que levam a que a taxa efectivamente aumente... a que a instituição efectivamente seja usada...
Não me deixo levar em cantigas de ai tao bonito que é o amor dos velhotes... passaram uma vida juntos... etc etc... convivo com eles e posso garantir lhes que sao pessoas como nós... que muitos nao se divorciaram porque nao podiam (o divórcio deixa de ser possível com o Estado Novo e só volta a ser instituido em 1981), que muitas senhoras apanharam bastante para hoje poderem dizer à boca cheia que estão casadas ha 64 anos (e continuam a apanhar!!! Mas salvem-se as aparencias... :P), e que apesar da idade, ainda, depois de se divorciarem, têm tempo para se voltar a apaixonar...
Tenho dito...
(Ah!... O meu avô efectivamente tinha vários affairs... o outro desconfio que algum dia tenha dado um par de estalos na mulher... mas como ela morreu nova... pode ser que com um cadito de sorte se tenha safado ;))

1 comentário:

Marta da Cunha e Castro disse...

Acho que também li esse post em algum lado =P
Concordo plenamente contigo. Já não se tolera o que se tolerava antes ( e ainda bem!!). Não sou cinica a ponto de dizer que se deve tolerar uma chapadinha de vez em quando ou um affair do nosso marido... E sei que era o que se fazi antigamente. Alias, o divorcio passou a ser permitido, mas no inicio mesmo permitido era um factor de vergonha e desgraça para a mulher.
Mas também acho que hoje em dia as pessoas desistem facilmente... Ás vezes é mais facil desistir do que lutar... E acho isso um pouco triste. Porque muitas mentalidades já são "Se não der certo, há o divorcio" e não são "Vai dar certo" ou "Vou fazer tudo para que dê certo".